Skip to Content

Física Para Todos - O Bóson de Higgs

FÍSICA PARA TODOS DISCUTE O BÓSON DE HIGGS 

 
24 de Novembro, das 10h às 12h30, no Aud. Abrahão de Moraes do IFUSP
INSCRIÇÕES: http://web.if.usp.br/extensao/node/11 
 
O tradicional ciclo de palestras "Física para Todos" do Instituto de Física da USP promoverá neste mês de Novembro um evento único sobre o famoso "Bóson de Higgs". Esta atividade constará com duas apresentações feitas por professores do IFUSP especialistas nessa área da física e uma visita ao acelerador de partículas Pelletron. O público terá a oportunidade de ouvir uma introdução sobre a teoria por trás dessa famosa partícula, seguida por uma explicação sobre a sua descoberta experimental no acelerador LHC.   
Logo após, visitará  um acelerador de partículas de verdade guiado por especialistas do IFUSP.   
 
É uma oportunidade imperdível!  
 
 -  Inscrições no site  http://web.if.usp.br/extensao/node/11 .  
 - Vagas limitadas, principalmente para a visita no final do evento. Não percam!
 
----------------------------------------------------------------------------------------
10h - Palestra 1 - O BÓSON DE HIGGS
Profa. Marina Nielsen
 
Os constituintes dos átomos - prótons, nêutrons e elétrons - foram por muito tempo considerados partículas elementares, ou seja, acreditava-se que eles não eram formados por partículas ainda menores. Hoje em dia sabemos que, dessas três partículas, apenas os elétrons são elementares. Os prótons e nêutrons são constituídos de outras partículas elementares chamadas de quarks. A massa dos quarks e dos elétrons é uma propriedade dessas partículas que aparece devido à sua interação com o chamado campo de Higgs. Na teoria que descreve as partículas elementares, esse campo preenche todo o espaço, porém é difícil perceber a sua presença. Uma manifestação desse campo é justamente o aparecimento do chamado bóson de Higgs, que foi aparentemente observado no “Large Hadron Collider” (LHC) em julho deste ano. É sobre o bóson de Higgs, e a interação das partículas elementares com o campo de Higgs que falarei nesta palestra.
 ------------------------------------------------------------------ 
10h40 - Palestra 2 - DESCOBRINDO COMO SOMOS COM O LHC
Prof. Alexandre Suaide

Para descobrir o bóson de Higgs e outros aspectos inusitados da Natureza,  o CERN construiu ao longo de quase duas décadas o LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas já construído pelo homem. Quatro grandes experimentos foram montados para observar diferentes aspectos da natureza: o CMS e o ATLAS, cujo um dos principais objetivos é justamente medir o bóson de Higgs, o LHCb, no qual um dos focos é estudar o balanço de matéria e anti-matéria no Universo e o ALICE, que tem foco principal no estudo das propriedades da matéria que compunha o Universo pouco tempo após o Big-Bang.

Nesta palestra, irei mostrar como o LHC funciona, como são os seus experimentos e como a comunidade de cientistas que trabalha nestes experimentos busca por informações sobre as propriedades mais fundamentais da matéria que nos compõe. Tudo que conhecemos no Universo é originado de um punhado pequeno de partículas fundamentais e o Modelo Padrão é a teoria na qual o comportamento destas partículas é entendido. Iremos discutir algumas observações realizadas no LHC e como elas podem influenciar a maneira na qual interpretamos como o Universo funciona.
 ----------------------------------------- 
11h30 - Visita ao acelerador de partículas Pelletron